terça-feira, 11 de maio de 2010

Estudantes de Rio Fortuna mobilizam abaixo-assinado contra Fosfateira.


Milo e os Estudantes da Escola Nossa Senhora de Fátima atentos à palestra

Mais de 200 alunos da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima, do município de Rio Fortuna, tiveram oportunidade de tirar dúvidas em palestra sobre a instalação da fosfateira de Anitápolis e seus impactos ambientais, sociais e econômicos.



A iniciativa partiu do diretor da escola, professor José Afonso Costa e da Vereadora Arlete Bloemer presidente da Câmara Municipal.


O professor da UNIBAVE e ambientalista Ademir Milo Motta da Silva, foi um dos palestrantes e apresentou dados sobre os impactos ambientais, conforme estudos realizados por pesquisadores da UFSC e UDESC sobre EIA/RIMA da fosfasteira .


Biólogo Jorge Albuquerque, da Ong Montanha Viva, de Florianópolis
O biólogo Jorge Albuquerque, presidente da Ong Montanha Viva, de Florianópolis, apresentou slides sobre o potencial turístico das Encostas da Serra Geral, afirmando que o turismo poderá gerar mais desenvolvimento e com mais empregos do que a própria fosfateira.


Autoridades prestigiam palestra sobre a fosfateira de Anitápolis

No período noturno, a mesa de debates foi composta por mais autoridades. Além de Milo, Jorge e Afonso, participaram também o diretor da Acivale, Elton Heidemann, o prefeito de Rio Fortuna, Silvio Heidemann, a vereadora e presidente da Câmara, Arlete Bloemer e o vereador Ambrósio Herdt.

O Empresário Elton Heidemann falou sobre a adesão da ACIVALE e do CDL de Braço do Norte ao movimennto contrário ao projeto da fosfateira de Anitápolis. Elton disse que além do impactos ambientais a fosfateira poderá colocar em risco os emprendimentos econômicos e as atividades agrícolas que utilizam as águas do Rio Braço do Norte.

Uma das sugestões, vinda dos próprios estudantes, foi a elaboração de um abaixo-assinado solicitando ao prefeito Silvio Heidemann que faça adesão a Ação Civil Pública, promovida pela Montanha Viva, junto a Justiça Federal. O abaixo-assinado já está circulando na comunidade de Rio Fortuna.


Presidente da Câmara de Rio Fortuna, Arlete Bloemer, prefeito Silvio e Milo

Com base na sugestão de abaixo-assinado, Milo perguntou ao prefeito Silvio sobre a possibilidade do município subescrever a ação civil pública. O prefeito disse ser contrário ao projeto da fosfateira e que subscreverá a ação civil pública, desde que isso seja manifestado pela população por intermédio do abaixo-assinado.

A palestra foi gravada na íntegra pela ECOTV, de Tubarão.


Evento realizado no último dia 10/05/2010


<< Voltar a Página Inicial

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Milo 1320.Site melhor visualizado em 1024x768 ou 1152x864

Modificado por Junior